A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a invasão ao sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) e o vazamento de informações sigilosas de um processo envolvendo uma adolescente vítima de abuso sexual.
De acordo com as investigações, um homem de 21 anos, preso por suspeita de cometer o abuso, teria ordenado que integrantes de um grupo acessassem ilegalmente depoimentos e provas do caso. O material obtido foi divulgado na internet e enviado diretamente à vítima, supostamente como forma de intimidação e vingança.
A operação, realizada nesta terça-feira (12), cumpriu mandados de busca e apreensão em Pelotas, Rio Grande, Montenegro, Arvorezinha e Imbituba (SC). Foram apreendidos HDs e celulares.
Os investigados são dois adultos e dois adolescentes. Segundo a Polícia Civil, os adolescentes devem responder por ato infracional análogo à invasão dolosa de sistema informático, associação criminosa e divulgação de vídeo com cenas pornográficas de vítima adolescente. Já os adultos são investigados pelos mesmos crimes, além de corrupção de menores.
O grupo também é suspeito de comercializar dados obtidos no sistema de consultas integradas.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, com apoio do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).
Fonte: G1 RS